On segunda-feira, 29 de julho de 2013 34 comentários

Ao longo das últimas semanas, desde que o sindicato do quadro geral, o SIFAR, pelo qual nutro um sentimento de profundo respeito, anunciou que faria uma paralisação de um dia, tenho ouvido de várias pessoas que o ato seria o prenúncio de uma greve no serviço público municipal.

Pois bem, a tal paralisação ocorreu na sexta-feira (26 de julho) e contou com o apoio de uma outra categoria, os professores, que em Araucária nunca dispensam a oportunidade de gazear umas aulinhas pra protestar. No dia da manifestação, ambas as categorias foram recebidas por representantes do poder executivo e saíram dessa reunião sem a notícia que gostariam, ou seja: o retorno do pagamento das vantagens previstas no Plano de Carreira, congeladas desde que o Município constatou o extrapolamento do chamado limite prudencial de gastos com pessoal.

Inconformados com a opção da Prefeitura de, neste caso, seguir o que determina a lei, os sindicatos foram obrigados por suas bases a convocar assembleias para discutir um indicativo de greve. Elas acontecerão esta semana e, creio eu, dificilmente a proposta de greve não será aprovada pela maioria dos servidores que se farão presentes nesse dia. Quando isto acontecer, o funcionalismo público municipal terá cometido um grande erro de estratégia no sentido de pressionar o prefeito a encontrar formas de quitar suas dívidas com aqueles que levam o serviço público ao cidadão: o trabalhador concursado.

Digo isto porque qualquer funcionário minimamente inteligente e que não esteja contaminado pela pura vontade de radicalizar sabe que uma greve na atual conjuntura orçamentária da Prefeitura será facilmente declarada ilegal pela Justiça. Exatamente: uma greve não se sustenta juridicamente porque os servidores a estão fazendo para pedir algo que o patrão não pode dar sem desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o próprio Plano de Carreira, que dispõe que as progressões só serão pagas mediante disponibilidade orçamentária, que não há no momento, e observado o limite de gasto com pessoal.

É neste momento do texto que os mais exaltados dizem “é só o prefeito mandar embora os CCs que sobra dinheiro para pagar os direitos do funcionalismo de carreira”. Concordo, de fato, se o prefeito quisesse mandar os comissionados embora, talvez até sobrasse dinheiro para pagar essas vantagens a partir do fechamento do próximo quadrimestre. Mas, ele não quer mandar mais ninguém além dos sessenta que já mandou. Isso, obviamente, lhe trará (como já está trazendo) prejuízos políticos junto ao funcionalismo. Logo, todo cidadão araucariense, funcionário ou não, tem o direito de descontar, na urna, sua insatisfação com a opção do atual gestor de não acabar com os cargos em comissão...mas somente numa próxima eleição.

Insistir numa greve que sabidamente não alcançará o resultado desejado é a prova, em minha opinião, de falta de comprometimento do servidor público para com aqueles que realmente são a nossa razão de existir: o cidadão. É óbvio que os agentes políticos não são os bonzinhos da história, muito pelo contrário, na maioria das vezes eles são os principais culpados pelo estado atual das coisas. Isso, porém, não dá ao funcionário de carreira o direito de agir como eles, até porque a passagem deles pela administração é transitória, a do servidor não! Então, parem com essa balela de greve e busquem opções inteligentes e verdadeiras de mostrar ao gestor que ele erra ao priorizar o comissionado ao invés do efetivo.


Comentários são bem vindos. Até semana que vem!

34 comentários:

Anônimo disse...

Com greve ou sem greve nada mais resta a atual gestão a não ser rezar, pois dias piores virão pelo estrago que a geada negra causou em todo o estado, prejuizo imenso para a economia e menos arrecadação de receita para vários municipios, portanto mais arrocho virá e medidas drasticas precisão ser tomadas pela equipe do Olizandro ou será a falencia do Municipio.

Anônimo disse...

Se os professores não dispensam a oportunidade de gazear umas aulinhas, o Sr Waldiclei não dispensa uma oportunidade de atacar os professores. Para com isso cara, veja que o teu queridinho prefeito está fazendo, ou melhor, deixando de fazer pela nossa cidade e use o teu blog de forma mais cidadã e menos partidária.

Anônimo disse...

Adoraria ficar atrás de um computador dando pitaco no que deveria ser feito ou não. Guarde seus comentários pra você senhor Waldi….. Há quantos anos fica opinando e não faz nada pra ajudar a população? Você tem certeza que tudo isso que vc prega é seu mesmo ou é manipulado? Qual Araucária você vive? Vá de perto ver a realidade dessa cidade, as situações dos bairros, cmeis, postos, escolas e outros espaços que dependem da prefeitura. Nada, nada funciona decentemente! Pra você ter ideia, escolas e cmeis dependem de contribuição espontânea(pais) pra garantir o mínimo de materiais para o ano letivo, os postos de saúde estão racionando medicação ao usuário, tem escola que corre risco de entrar em curto, e não é uma ou duas são várias. É tanta coisa que dá pra escrever um livro. E realmente, se o município tá em crise você há de convir que não é necessário a despesa com cc’s. CC é supérfluo, e se querem pregar o moralismo de que funcionário tem que baixar a cabeça e assistir o circo aí se enganam! Se cada um não corre por aquilo que é seu por direito, não é você marionete de campanha que vai garantir alguma coisa pra alguém. Boa noite.

Anônimo disse...

A demissão dos 60 CC´s não é nada se comparado a quantidade de funcionários efetivos que pediram exoneração da prefeitura deste o inicio de 2013, já são quase 150 funcionários, e ainda estão dizendo que a folha está estourada. Se não houve nenhuma contratação, será que essa redução no nº de cargos efetivos em nada está ajudando no índice da folha??? Existe muita manobra política por traz de tudo isso, e o único intuito do prefeito agora é desmoralizar os funcionários, e estes tem todo o direito de cobrar o que é seu, e propor as medidas para que isso aconteça, pois são eles a força que move o serviço publico...

Anônimo disse...

é uma vergonha as atitudes do nosso prefeito, congelar os salarios dos funcionarios não dando nem o reajuste da inflação, não pagou a primeira parcela do 13º, não esta pagando os direitos previstos pelo pccv (quinquenio, trienio, e demais avanços). Ai vão falar sobre a lei de responsabilidade fiscal, pois bem se o municipio realmente está com dificuldades financeiras, o correto seria primeiro demitir todos os CC's, depois pra dar exemplo ele poderia diminuir tb o seu salário e o de seus secretários. Agora é muito fácil colocar apenas os funcionários de carreira pra "carregar o piano", enqunato o prefeito, seus secretarios e a quantidade absurda de CC's continuem como se nada estivesse acontecendo. Sacrificar quem prestou concurso publico não pagando nem o que é de direito, e nao ter vontade politica de mexer com quem esta dentro da prefeitura apenas por favores politicos, é o fim da picada.

Anônimo disse...

A balela do Waldiclei:
Como todo mundo gosta de dar opinião, inclusive em assuntos que não lhe dizem respeito, também quero fazê-lo neste blog, já que não tenho um. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00) não autoriza o gestor a cometer ilegalidades com o pretexto de estar cumprindo, justamente uma lei. Ora, pode o gestor alegar estar cumprindo uma lei para justificar o não cumprimento de outra?

Ademais, o art. 22 da LRF diz que a revisão geral anual (Constituição Federal, art. 37, inciso X) e outros direitos remuneratórios legalmente determinados (Estatuto do Servidor e PCCV) não se enquadram na vedação, mesmo após atingido o índice de 95% do limite. Veja você mesmo, os artigos no final do comentário.

Outro comentário tendencioso do Waldiclei sobre a possibilidade de a greve ser declarada ilegal, a Lei Nº 7.783/1989, lei do direito à greve, que se aplica SIM ao servidor público, desde 2007 (esse é o entendimento do STF), diz que quando a reivindicação dos grevistas é para cumprimento de cláusula ou condição (no caso o cumprimento da lei) não constitui abuso do exercício do direito de greve, portanto, legal. Leia também abaixo o artigo citado.

O que se vê aqui é mais uma tentativa de legitimar o abuso contra os direitos dos servidores públicos, que carregam a Prefeitura nas costas, mesmo sem condições, mas que o fazem por amor.

SERVIDOR: não se deixe enganar, não deixe intimidar.
________________________________________________________
Seguem os dispositivos legais:
LRF:
Art. 22. A verificação do cumprimento dos limites estabelecidos nos arts. 19 e 20 será realizada ao final de cada quadrimestre.
Parágrafo único. Se a despesa total com pessoal exceder a 95% (noventa e cinco por cento) do limite, são vedados ao Poder ou órgão referido no art. 20 que houver incorrido no excesso:
I – concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a qualquer título, salvo os derivados de sentença judicial ou de determinação legal ou contratual, ressalvada a revisão prevista no inciso X do art. 37 da Constituição;

CF/88:
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
X – a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;

Lei Nº 7.783/1989:
Art. 14 Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho.
Parágrafo único. Na vigência de acordo, convenção ou sentença normativa não constitui abuso do exercício do direito de greve a paralisação que:
I – tenha por objetivo exigir o cumprimento de cláusula ou condição;
II – seja motivada pela superveniência de fatos novo ou acontecimento imprevisto que modifique substancialmente a relação de trabalho.

Anônimo disse...

Quanto aos CC!s, melhor seria cobrar dos vereadores que colocam um grande número de CC1s na prefeitura e ficam com boa parte dos salários deles. E se o prefeito não coloca estes cargos, os vereadores não aprovam nenhum projeto para a população., Esses são os verdadeiros mercenários do município. Vamos cobrar deles maior atuação e sem desvio de verbas e vantagens políticas, pois já recebem muito por uma hora de trabalho semanal.

Anônimo disse...

O problema não é apenas o congelamento dos salários, o problema é a pressão feita sobre os concursados e de parecer que o prefeito culpa os concursados pelo quase estouro orçamentário.
Sou contra a exoneração dos CC's, mas sou contra os salários exorbitantes que a maioria ganha para exercer as mesmas funções que funcionários de carreira que recebem um salário muito menor. Uma medida cabível não seria colocar medo nos funcionários com uma possível demissão, mas sim definir os salários dos CC's conforme as atividades exercidas e seu "tempo de casa", qualquer pessoa que tenha o mínimo de conhecimento matemático consegue fazer o calculo de quanto um CC com menos de um ano de casa tem que receber como motorista, não entrando no mérito de dar gratificações, claro que gratificações devem ser dadas a quem exercer algo além de suas funções exercidas.
O propósito dos funcionários não é dar dor de cabeça a ninguém, o que eles querem com a "balela da greve" é que pare o assédio moral, que os cortes aplicados a alguns sejam aplicados a todos ou a ninguém e melhores condições para poder atender ao público.

Anônimo disse...

Continuando sobre os CC's de vereadores: Cada CC custa em média R$ 10.000,00 à prefeitura e o CC fica com 30% deste valor. O resto vai para o bolso do vereador. Se cada vereador exige 10 CC's para votar projetos de interesse da população, imaginem o quanto fica no bolso de cada um. Sobraria muito para pagar os avanços a que o servidor tem direito. Analisem e mudem o foco do protesto. Investiguem os CC's dos vereadores e desmantelem a quadrilha que institucionalizou o roubo em Araucária.

Anônimo disse...

Funcionarios,ccs querem seus direitos e estao brigando por isso,com certa razao sim,porem cade os deveres?Deveres,tambem fora das suas rotinas.
Reciclar lixo,diminuição de residuos(papel,copinho,etc).Ha secretarias queo fredericos fornece refeição, muita coisa acaba no lixo e misturado com marmita.Quem tem a oportunidade de ver,é uma visao do inferno,comem como uns suinos.

Anônimo disse...

Caro Waldiclei
A menos que o senhor tenha a intenção de retornar a este assunto; em uma postagem futura, quero crer que também o senhor (na condição de jornalista e redator de um blog, condição esta que muito mais do que lhe expor, dá ao senhor a prerrogativa de formador de opinião) está perdendo a oportunidade de apresentar aos funcionários públicos e à população de Araucária opções para que sejam resolvidas as pendências que por hora veem a tona.
Parece-me que se alguém não quer conversar e apresenta uma inflexibilidade que beira as raias de um autoritarismo, não são os funcionários e sim a cúpula do poder executivo.
Se não há outra solução e se REALMENTE não há dinheiro, então infelizmente, o recado que passa-se ao cidadão e principalmente a parcela eleitora da população de Araucária é que erramos, mais uma vez em escolher nosso governante. Pois este é incapaz de fazer Política (assim com P maiúsculo mesmo) corretamente e não possui uma segunda opção disponível, muito menos aliados aos quais recorrer diante da situação criada por ele mesmo.
Precisaríamos, sim, que tanto o senhor, como as mentes pensantes e ativas politicamente desta cidade de juntassem e achassem alternativas viáveis e sem o oportunismo, comum em situações como esta, pois o cenário só piora e quem sofre com isso é o próprio cidadão de Araucária, e para mais além ainda, acho que não deveríamos deixar passar este momento e contar que uma solução seja apresentada apenas com a chegada do próximo prefeito, o que devido a mais algumas mazelas políticas, pode vir a ser neste ano, no ano que vem ou até daqui a pouco mais de três anos.
A menos que esta seja a alternativa pensada pelo atual governante da cidade.
AFernando

Anônimo disse...

Chorem filhos pois o pai não vai voltar!!! :(

Anônimo disse...

Além de ferir os direitos dos funcionários ele fere também a dignidade dos mesmos, quando tenta jogar a população contra os funcionários, a reivindicação dos funcionários é apenas que se cumpra a lei, simples assim, lei que o próprio Olizandro fez, fora desses direitos que o PCCV apresenta, existe ainda a reposição da inflação, pois a inflação não para.

Anônimo disse...

Estou com os sindicatos e é isso mesmo, nenhum sindicato deve aceitar "0%" de reposição de inflação, pergunto a qualquer empregado de qualquer lugar, "quem recebeu 0% de reposição de inflação? isso de reposição, não é aumento real, os servidores não estão pedindo aumento de salário e sim a reposição do período.

Anônimo disse...

Se me permite uma correção que deveria ser feita em seu texto, é quando escreve que o prefeito teria prejuizos politicos com o funcinalismo, acho que deveria ser...tera dificuldade em governar porque distribui ccs entre os vereadores, o que não é pratica somente dele, mas geral, no Estado em na esfera federal também...é com este dinheiro que enriquecem e financiam suas campanhas a cada 4 anos. Ela poderia fazer historia, diminuindo drasticamente o numero de ccs, e digo mais, nem seria o numero de ccs e sim o numero a que eles se enquandram e não vi entre os exonerados seriam maioria os cc1 por exemplo. Outro fato do seu texto que chama a atenção é o seu desrespeito com os professores e como se dirigiu a eles no texto. Você está atacando os professores como atacava alguns vereadores nos seus posts antigos, e agora não os ataca mais pois não fazem oposição ao prefeito que voce "nutre" imenso respeito...ha me desculpe, esta parte era com relação ao sifar. Quem diria, você chamar de balela um ato que esta sendo apoiado pelo sifar, sismar, e teve mais de 3 mil pessoas participando e não mil como mencionado no jornal. É triste Waldiclei, pois tenho certeza que se voce fosse ainda funcionario da prefeitura, filiado ao sifar como eu sei que era, e se o prefeito fosse o outro...tenho certeza absoluta que sua opinião seria diferente. Esta questão deveria ir além da politica, pois foi um manifesto tão grandioso, historico, que os aproveitadores politicos de plantão que la estavam e a impressa local que infelizmente se resume a vcs que tem um lado politico escancarado não conseguiram e não conseguiram desvirtuar sua natureza. Que não é somente de avanços salarias (legais e garantidos por lei), mas também por melhores condiçoes de trabalho, respeito por parte do gestor e nada mais que o ato de cumprir suas promessas de campanha....

Anônimo disse...

e digo mais, vc podera ou poderão dizer que ainda é cedo, mas não é verdade, este prefeito governou a cidade, tinha sido vice na gestão que antecedeu o seu governo e nos ultimos quatro anos almejou ser prefeito e conseguiu, e não é possivel que tenha esquecido tudo o que aprendeu no periodo em que foi vice e depois prefeito, pois afinal, falam tanto em experiencia em campanhas politicas...o fato é que o jornal tentou diminuir, amenizar a situação a favor do prefeito desde o texto inicial do jornal, em seu texto e nas notas politicas do dono do jornal, que para quem é leitor do jornal local e de outros jornais também, é clara as pitadas de informações para desvirtuar o que de real acontece...não que a população não perceba isto, mas a questão é o que se tem de informação na cidade e não vejo concorrencia, enfim um jornal que informasse os fatos sem tendenciosidade. Mas entendo apesar de não concordar. Bem como vc escreveu os politicos passam e assim como os funcionarios concursados o jornal ira continuar e que bom que tivessemos textos, informações no sentido de mudar, politizar a população e não o que vejo. Seria historico, como foi este manifesto do dia 26, assim como seria se araucaria tivesse pela primeira vez em sua historia politicos de oposição. Um País, um Estado, um Municipio sem oposição e com uma imprensa que não informa, pelo contrario é paga para formar opinião é desmotivante....mas o tempo passa como bem disse, e vira uma nova eleição...Será que este prefeito ganha mais alguma eleição neste municipio? tenho minhas duvidas...e o cara que foi o alvo da piadinha nas notas politicas , que se fosse o prefeito daria advertencia. ou a rosane que tambem foi alvo de piadinha com aquela charge pos debate na campanha de 2008....se fossem qualquer um dos dois o prefeito, com certeza a historia seria diferente...desde a forma no trato com os funcionarios bem como na administração...já começariam bem por não ter vinculo com grandes grupos ou grupo politico...grupo que governa este cidade, com alternancia de poder ou co-participação a mais de 30 anos e caberia a vcs fazerem com que a população enxergasse isto na minha opinião e não o contrario que acontece.

Anônimo disse...

Tenho certeza absoluta, os melhores prefeitos de araucaria e os que mais contribuiram com a evolução desse municipio, nos ultimos 35 anos foram 2 nomes:rogerio kampa e rizio wachovicz.O resto foi tudo resto e inclusive o mais safado e fdp da historia foi o ex mito, o Zé!!!

Anônimo disse...

Em Araucária vivemos um conflito onde querem inverter a ordem das coisas, condenar o inocente e absolver o culpado. O inocente é aquele que passou em concurso, estudou, se qualificou e tem suas garantias de carreira através de lei, conquistada com o amadurecimento de um longo processo de lutas e conquistas consagradas por amplo debate com a sociedade. O culpado é aquele que emprega os parentes, fazendo do que é público um ambiente privado, aquele que busca através da livre nomeação indicar pessoas para lhe garantir bajulação, que desrespeita regras consagradas na Constituição como, impessoalidade, moralidade, eficiência, transparência, economicidade e legalidade. Tornar o servidor público o problema do sistema falido pelos políticos é um crime contra a sociedade. Quem faliu o sistema público foram os gestores políticos e não os servidores que enfrentam todos os dias as falhas deste sistema corrupto, onde os agentes da corrupção estão no poder a décadas.

Nossa cidade passa por um dos momentos mais críticos da sua história, tentam introduzir em nossas mentes a Teoria do Caos. Será que vamos deitar abaixo toda uma classe por causa de meia dúzia que destoam? Há uma tendência de determinado grupo no sentido de tentar descredibilizar aquele que é o elo entre o estado e o povo. Chamam de ‘marajás’ aqueles que recebem o que lhes é de direito, conquistado por uma carreira sem máculas e para tirar o foco de uma incompetência administrativa, tentam desmoralizar quem tem como único e exclusivo objetivo servir. Não podemos deixar que zombem deste momento crítico dizendo que tudo é “Baléla”. O problema não é a falta de dinheiro, nosso grande problema é a falta de gestão.

Anônimo disse...

Corcordo plenamente falta de td.
Porem o q acho mais grave nao é cargos cc propriamente dito e sim esses exclusivamente de vereadores ou outros chegados da administração.E quem criou isso?Zezeeeee!!
Quem tentou quebrar isso?Vcs nao quisseram reeleger ele em 2001(rizio) e preferiram o bandidao novamente so pq dava aumentinho pros funcionarios!!!!
Zeze tbem colocou muito funcionario superior q nao precisava!!!!

Anônimo disse...

Eu digo uma coisa...a coisa está feia desde o início do ano pq?
Será que não é culpa do ex prefeito que pagou horas extras a rodo e deu gratificação nos últimos anos a praticamente 80% dos funcionários?
Uma crise desse tamanho não se cria de uma hora pra outra e sinceramente, vejo tanta revolta dos funcionários lutando por melhores salários, mas a qualidade do atendimento ao público sempre foi a mesma, ou seja uma m....Lutem por seus direitos, mas façam por merecer serem reconhecidos como bons servidores, não estou generalizando, mas a queixa por parte da população também diz respeito a forma como são tratados pelos funcionários, quem quer respeito, tem que antes saber respeitar.

Anônimo disse...

Anonimo 2/8 15:31
É o que sempre digo e vc tem razao sim,o pai zeze dava aumentinho,gratificação incorporada no salario pra seus amiguinhos.
E neste tempo de requerer direitos, justos sim,mas os deveres?Quero ver o alem do q se faz na função,a cidadania!!!

Anônimo disse...

Em resposta ao ultimo comentario, eu sendo funcionario que nunca recebi função gratificada, vejo que a nossa luta " da maioria que não é cc, e não recebe gratificações' é muito justa. Sinceramente não acredito que 80% dos funcionarios receberam funçao gratificada, mas se recebiam, o atual prefeito, recebeu a prefeitura sem os ccs, desta forma ele escolhe os ccs, bem como que dos concursados ira receber gratificação, e espero eu que por merecimento. Mas o que eu quero dizer é que deveriamos esquecer a gestão zeze, já foi, não volta mais, talvez se o prefeito continuar pisando na bola da chance de alguem do grupo do outro na proxima eleiçao, seja ela em setembro ou so daqui a 3 anos e meio. Sobre o tratamento a que se refere sobre que os funcionarios prestam a população. Pego o gancho do autor, isto é uma balela. A grande maioria dos funcionarios são concursado, e o serviço publico é muito serio para se jogar ao vento oque eu acho sim é uma generalização de sua opinião sobre os funcionarios concursados. Mas se me permite, este post, corrobora com o que o autor das notas politicas do jornal disse em relação ao que foi dito por uma colega na assembleia e do imenso vinculo que é da natureza de nosso trabalho com relaçao a população. Na minha opinião foi desvirtuado o que a colega disse na assembleia, bem como é o que vc tenta fazer em seu comentario. Não adianta querer jogar a população contra o funcionalismo publico. Existem erros, eu concordo, mas o nosso vinculo é até o final de nossa carreira com a população, e a grande maioria pode ter certeza, esta do nosso lado, pois percebe que não nos falta vontade para exercer o nosso trabalho, mas para tanto as promessas de campanha do prefeito, bem como suas cartas aos funcionarios a de antes da eleiçao e agora as 2 pos eleição não estão em sintonia e mais ainda, nos que trabalhamos nos grandes bairros da cidade percebemos o grande descontentamento com relação ao que foi criticado sobre o trabalho doantigo prefeito, mas que esta sendo mantido, e vemos a certeza de que as promessas feitas em campanha foram feitas so para ganhar eleição,e além disto percebem e percebemos que mesmo com a redução do gasto com os ccs exonerados, o valor gasto com este tipo de despesa aumentou (?), e o rumo fica meio parecido com o do outro prefeito, que olhe, pagou os avanços salarias, progressoes, mas não teve o apoio da maioria dos funcionarios, porque?... pois também tinha problemas institucionais entre as secretarias, na nossa muito autoritarismo e falta de gestão, e muitas vezes o prefeito acaba pelas ligaçoes politicas tendo que aceitar estas coisas, e um trabalhador quer além de receber o que lhe é de direito, também condiçoes para se desenvolver o trabalho,o que envolve, infraestrura, planejamento, e o respeito de suas chefias, que são cargos politicos, e muitas vezes esquecem de fazer o que deveriam que é mediar a ligação da gestão com os funcionarios, enfim atuando no sentido de gerenciar os conflitos, e confundido as coisas com medo de perder os seus cargos e agindo no sentido contrario que beneficie o bom relacionamento do gestor com o funcionalismo, que é fundamental para a boa admisnitração, muitos mais do que os acordos politicos a que ele teve que se submeter...e talvez não teriamos chegado a este ponto se houvesse dialogo entre a gestão e os funcionarias e a gestão e a população. E sobre este negocio de conversar por carta com as pessoas... o papa deu um bom exemplo...no que pode acontecer.

Anônimo disse...

Eu não sei quem escreve tanta asneira assim sem ter nenhum conhecimento de caso. Quando foi que 80% dos funcionários ganhavam gratificação???? A maioria dos funcionários são professores e professor que está em sala de aula, dando aulas, não recebe e nunca recebeu gratificações. Outra coisa, quem incorporou gratificações aos salários de alguns funcionários administrativos, o que tornou uma bola de neve, pois incorporaram gratificações e ganharam fgs, foi o Olingano durante sua gestão passada quando ele fez os planos de carreira de 2007 para o quadro geral, e até hoje se vangloria por isso. Se não acredita vá aos arquivos da prefeitura e veja as leis que foram feitas pelo Olingano para incorporar estas gratificações aos seus cupinchas. Isto causou uma distorção muito grande: enquanto temos assistentes administrativos com 25 anos de serviço que ganham 3500,00 temos outros de mesmo cargo com o mesmo tempo de serviço que ganham 7000,00. Se não confia, pesquise. Mas parem de falar besteiras. Tão dando uma de ignorantes.

Anônimo disse...

A Balela de um desocupado. Cara por favor, sai da frente do pc. Vai fazer alguma coisa, vai visitar um cmei, vai visitar um posto de saúde. Pensam que estamos de brincadeira? Lutamos por direitos nossos. Agora esse prefeito vem com essa palhaçada de carta aos servidores públicos, dizendo que dará o triênio e quinquênio?kkk. Isso é obrigação, cedo ou trade teria que dar, se nao tudo retroativo. Tu não passa de um bonequinho manipulado. Seu prefeito vive batento na mesma tecla a todo tempo. Exonerou 60 ccs? os mais ralés, quero ver peixe grande dar o fora, depois que ele exonerou quanto mais ele nomeou? Tá tudo em diário oficial. Fora os servidores que exoneraram por vontade propria desde janeiro. Foram muitos. E a folha ainda está pesada? pq será né? Acham que somos fantoches, que ficaríamos quietos como convém p administração? Não, o buraco é mais embaixo. Somos servidores de carreira, nao caimos de para quedas como uns e outros. Se beneficiam em cima de nós e da população e se acham dignos de se fazerem de ofendidos. Conta outra vai.
Waldicei...vai trabalhar cara.

Anônimo disse...

Alguns pontos a serem comentados da carta ao funcionários e das atitudes do Sr. Olizandro nessa gestão:
- Em janeiro o prefeito acaba de assumir a administração do município e qual é sua primeira atitude??? Nomear seus CCs, aumentar salários do procurador e do controlador, sem se importar com as finanças da Prefeitura, com a queda da arrecadação, etc.
- Ao detectar a transgressão do limite prudencial com gasto de pessoal em 2012, a primeira atitude do prefeito e de sua “competente” comissão de estudos sobre o gasto com pessoal, que por sinal é composto somente por CCs, qual é???? Cortar os direitos dos funcionários estatutários previstos na Lei do Plano de Cargos e Carreira e Vencimentos.
- A manifestação ocorrida dia 26 foi mais do que legítima, pois não somente protestamos pelos direitos dos funcionários, como denunciamos várias situações de calamidade que ocorrem nos cmeis, postos de saúde e outros órgãos públicos do município.
- Os servidores em estágio probatório perderam sim com essa situação, perderam a segurança de um crescimento na carreira que mesmo previsto em Lei é desrespeitado pela atual gestão.
- O corte do cartão Vale Mais não se justifica pela LRF pois não compõe a base de cálculo do limite de gastos com pessoal.
Diante de tudo isso, não venha o Senhor Prefeito falar em respeito ao funcionário, pois o que tem demonstrado até o momento e demonstrou inclusive nessa carta é uma total falta de respeito e consideração com o funcionalismo e com a sociedade araucariense em geral.
Vamos esperar para ver se o Prefeito terá competência para colocar as coisas no eixo novamente e fazer aquilo para o que foi eleito, administrar com seriedade e respeito esse município que é um dos que mais arrecada no Estado do Paraná.

Anônimo disse...

É lamentável ler alguns comentários aqui registrados. Parece bem elucidativo a incompreensão de alguns funcionários que agem como se fossem os donos da prefeitura. Creio que nós já pagamos bem demais pelos serviços que recebemos e os cidadãos que pagam impostos e sustentam o funcionalismo carreirista devem se posicionar e começar a exigir os seus direitos. Servidor público é para servir e não ser servido pelo erário. Não está satisfeito, vá para a iniciativa privada, se tiver competência para isso.

Anônimo disse...

E como que fica o caso de pessoas clt ja aposentadas e continuam trabalhando?E diga se de passagem ganham muito.

Anônimo disse...

Quanto ao comentário de 5 de agosto 07:55, é mesmo lamentável que existam comentários totalmente sem noção, então o certo é servir e não receber os direitos previstos em lei, lei que o senhor Olizandro que fez, e mais, os servidores é que levam a prefeitura nas costas e não os políticos que de 4 em 4 anos passam por lá, e os servidores não são isentos de impostos, portanto pagam a mesma quantidade de impostos que qualquer outro cidadão, e a iniciativa privada não tem administradores como políticos que ficam fazendo favores para um ou para o outro, e de mais a mais é muito mais fácil um servidor público que passou por um processo seletivo e competiu com milhares de pessoas entrar na iniciativa privada do que quem trabalha na iniciativa privada que teoricamente deixa um currículo e espera ser chamado, tente um concurso qualquer depois comente sobre a facilidade de entra em um serviço público.
Todas as categorias brigam por discídio, aumento salarial benefícios.Porque os servidores não podem?

Anônimo disse...

Ao post 11:42 Anonimo, quando completarem 70 anos vão para casa nanar(Dormir), pois não existe lei que obrigue a PMA a exonera-los, pare de implicar com eles meu caro, faça concurso.

Anônimo disse...

Sr. Waldiclei saia da frente do computador e vá conhecer a realidade do município,vá as escolas,veja as situações precárias de trabalhos dos professores e demais servidores municipais, depois pode criticar,ou será que você trabalha só por amor? e nunca reivindica seus direitos?
Já ouviu falar em caráter ou como diria minha avó: honre as calças que veste! deixa de ser pau-mandado do Olizandro.

ale disse...

a imprensa deveria ser imparcial, mas infelizmente a cidade respira politica, e os jornalecos da cidade se vedem por qualquer carginho...Po camarada estudou para ser capacho de politico, tenha dó.

Anônimo disse...

Nossa... que engraçado. Alguns acreditam em promessa de político e se decepcionam. Outros constatam a nomeação de CC's e se chocam. Há quem, amargando uma viuvez lascada, muda o rumo da prosa. Mocinhos e bandidos que só andam na linha e almejam só o interesse público ou, quando muito, direitos de categoria. Mas hilários mesmo são os que não gostam dos textos do colunista e, depois do desplante masoquista de ler a coluna, ainda comentam.
Parabéns, Waldiclei! Você coloca o dedo na ferida, o que faz de sua coluna o sucesso que ela é!

Anônimo disse...

Nao quero polemizar, mas respondo ao comentário de 5/8, as 13,13: Fui funcionário publico concursado estadual, não satisfeito com o meu ganho, apesar das vantagens, estabilidade, etc, fui para a iniciativa privada e estou muito feliz.Funcionário tem que entender que as vantagens e segurança no emprego público são garantias ótimas, mas não espere grandes remunerações. Quem não tem competência não se estabelece.

Anônimo disse...

Eu acho hilário ver os comentários nesse blog. Percebe-se claramente as opções políticas, os que reclamam demais são os que perderam seus carguinhos e gratificações, os que pedem mudanças são do famigerado 23 e os que defendem, que são da atual administração...Esqueci, tem também os professores que só advogam em causa própria e ficam tentando mostrar uma imagem de defensores da escola pública.
Sinceramente...me desmintam se forem capazes...mas com argumentos concretos e não com meia dúzia de besteiras.

Postar um comentário