On terça-feira, 27 de agosto de 2013 12 comentários

Partindo do pressuposto de que todos os integrantes da administração pública municipal estão imbuídos de boas intenções e de que são zelosos com o uso adequado do dinheiro público, nada justifica uma licitação que está em curso na Prefeitura de Araucária. Eu disse: nada, absolutamente nada!

O certame em questão é o que prevê a contratação de uma empresa para fornecer quase cinco mil horas técnicas que serão utilizadas na elaboração de um estudo com ênfase em planejamento municipal e a implantação de uma tal de escola municipal de gestão ao custo de R$ 910 mil. Se for levada à cabo, a licitação em questão é um verdadeiro escárnio do dinheiro público do pobre cidadão araucariense, ainda mais em tempos que se fala tanto em queda da arrecadação e falta de dinheiro para executar o orçamento em curso.

Apesar do objeto pomposo, com verbos no infinitivo e assim por diante, na prática, o que a Prefeitura quer contratar é justamente aquilo que deveria estar fazendo as secretarias de Planejamento, Finanças e Governo: pensar a estrutura administrativa da Prefeitura, verificando onde estão os gargalos do orçamento, buscar alternativas para incrementar a receita, implantar um conselho de gestão, melhorar a interação entre as secretarias, elaborar um orçamento decente, que não tenha que ficar sendo remendado a todo instante. Enfim, apontar o norte para o qual esta cidade tem que caminhar se não quiser ir a bancarrota.

O que se quer com esta licitação é tão ridículo, que se eu fosse os secretários de Planejamento Governo e Finanças, sentiria vergonha de continuar no cargo caso esse certame seja concluído, pois ele é - na prática - uma admissão de incompetência desses três senhores. Isto, claro, considerando o pressuposto que elenquei no primeiro parágrafo.

Por outra banda, há que se dizer que é decepcionante que os vereadores ainda não tenham feito nada para impedir a conclusão do certame em questão. Eles, enquanto integrantes do poder constituído exatamente para fiscalizar o Executivo já teriam que ter recorrido ao Tribunal de Contas denunciando esse escárnio e pedindo a interrupção da licitação. Ops, isto, claro, considerando que as excelências também estejam imbuídas dos interesses mencionados no primeiro parágrafo. Fica a dica!

Comentário são bem vindos! Até semana que vem!

12 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito. E como disse, onde estão "nossos" vereadores, legitimos representantes do povo e fiscais do dinheiro público?!/!

Anônimo disse...

Ué, como vocês acham que ele vai pagar os mais de 5 milhões de reais que a defesa do processo de cassação está custando???????
É

Anônimo disse...

Prefeito 171, a farsa

Anônimo disse...

Isto tem cheiro de mutreta.

Anônimo disse...

A contratação em andamento é uma prova inconteste da falta de preparo em gestão dos atuais servidores. Está certo o prefeito em tentar capacitá-los através de uma escola com formação continuada. Não vejo como absurdo, mas como uma grande oportunidade para o servidor crescer e melhorar o atendimento ao público. Quanto ao valor, não é nada absurdo se o objeto corresponder.

Anônimo disse...

As aberturas dos envelopes foram dia 12/08. Se a coluna pudesse publicar o vencedor, podemos tem uma ideia da competencia de quem realizaria o servico. Pelo edital o valor da hora fixada em R$ 200 / hora, nao esta muito fora do mercado, se considerarmos professores qualificados nas melhores instituicoes de pos-graduacao. Acredito que consultorias como esta algumas vezes se fazem necessaria, porem concordo com o colunista que se a gestao nao fizer seu papel, sera dinheiro no lixo. Alguns itens do edital podem ser cobertos por praticas internas de avaliacao de performance de funcionarios, o que com certeza nao ocorre ou eh feita nao com o objetivo de melhorar gestao, mas sim somente remuneracao.

Anônimo disse...

O Prefeito Olizandro não era o tal, o cara, o melhor gestor público, bem pelo menos com essa licitação ele está assinando que não é o tal, e os secretários de planejamento,finanças e governo não entendem tudo aquilo, ou nada, pena que a falta de competência deles irá custar caro para nossos bolsos, haja vista que o gestor salientou que a prefeitura está com dificuldades financeiras.
Acredito que não é hora de formação continuada, os secretários não tem que aprender eles já deveriam saber, ou é mais uma incompetência do Olizandro nomear secretários incapazes recebendo ótimos salários e depois contratar empresas para fazerem o serviço deles. É brincadeira!!!

Anônimo disse...

É muito duro reconhecer que os funcionários públicos regiamente pagos não tem capacitação suficiente. Está certo o prefeito. Fazer o que já é feito em qualquer empresa privada: Melhorar a gestão e racionalização de recursos humanos.

Anônimo disse...

Vocês que escreveram que isto servirá para capacitar o funcionário público são tão tontos que não conseguem nem entender o que está escrito no texto. Esta contratação que o prefeito está realizando é para elaborar o planejamento do município e não para ensinar os funcionários a fazer isto. Só que quem tem a obrigação de elaborar o planejamento é o prefeito e seus secretários que não são funcionários de carreira e fizeram uma campanha eleitoral garganteando para todo mundo que eram os mais competentes para dirigir o município. Não é isso que estão mostrando contratando uma empresa privada para fazer o trabalho deles.
Há sim, e vocês que acham que entenderam o texto e através disso tiraram uma conclusão de que são os funcionários de carreira que deveriam planejar a cidade, comecem a ler muito para começar a entender um texto simples como este aí acima. AGORA EU SEI POR QUAIS MOTIVOS O olizandro

Anônimo disse...

O comentário de 29 de agosto 13:15 só pode estar de brincadeira, o prefeito está certo?
O dinheiro é nosso dos cidadãos araucarienses, os funcionários são apenas peças comandadas pelos secretários e pela administração, quem tem que saber e administrar a cidade são eles e não os funcionários que são auxiliares, assistentes, contadores, advogados etc.
Lembro que os secretários recebem ótimos salários para junto com o prefeito administrar a cidade e a prefeitura vai contratar uma empresa para fazer o serviço deles!!
Então que demita todos os secretários, aí sim contrate uma empresa e que reformule todo o sistema, inclusive com os funcionários.

Anônimo disse...

O problema está na falta de capacidade dos secretários. Onde estão os araucarienses competentes? O Olizandro deve buscar entre os seus aliados os mais competentes e que estão de fora da administração.Uma reforma do secretariado pode ajudar muito.

Anônimo disse...

Secretários sem capacidade técnica de gerir o orçamento e que desconhecem o significado de planejamento,triste realidade, mas sabem licitar para contratar empresas para suprir sua incompetência e com isso ainda fazem um acerto antes da licitação p/ meter a mão e uma parte do valor no bolso próprio. Abre o zóio Nerso, digo Olizandro a fama de gato vai ser tua...

Postar um comentário