On segunda-feira, 19 de agosto de 2013 17 comentários

 Ao longo da semana que se passou, numa roda de bate-papo, ouvi de alguma pessoas o seguinte questionamento: “e daí, teremos ou não teremos greve?”. Recorri a um ditado pra responder a pergunta: “olha, o momento atual é parecido com aquele em que o mato de frente ao nosso terreno não está baixo o suficiente para carpirmos e nem alto o bastante para roçarmos”. Ou seja, resta esperarmos.

Alguns dos meus interlocutores então me perguntaram qual era a minha opinião com relação ao modo como os sindicatos estavam conduzindo as negociações com a Prefeitura. Respondi que os episódios recentes fizeram com que eu mudasse minha opinião com relação aos dois sindicatos que representam o funcionalismo público municipal. Houve um tempo em que acreditava que, mais do que lutar pelos direitos de seus filiados, as entidades representativas de servidores pagos pelo Estado deveriam brigar por um serviço público de qualidade. Hoje, porém, não acredito mais nisso. Creio que os sindicatos que estão aí lutam simplesmente pelos direitos, e só pelos direitos, de seus associados. E olhando por esse prisma, eles estão fazendo um excelente trabalho.

Seguindo com o bate-papo, me questionaram sobre o que eu pensava da forma como o prefeito vem lidando com a situação. Argui que ele errou desde o início, pois não tratou o caso com a atenção que deveria. Se fosse precavido, ele saberia que os servidores não tem por ele a mesma simpatia que tinham com o gestor anterior, o que exigiria dele muito mais cautela na hora de negociar. Ele também pecou na hora de  realizar os cortes necessários. Deveria ter mandado os comissionados embora primeiro para só depois começar a cortar os benefícios dos efetivos. Do mesmo modo, a incapacidade de planejar de sua equipe o deixa vulnerável. Com algumas excessões, Olizandro não está cercado de companheiros e sim de cadáveres que ele tem que carregar nas costas. Se tivesse um grupo competente, já seria possível apresentar um plano ao funcionalismo de quando as coisas vão melhorar e, mais do que isso, das ações que terão que ser tomadas para que problemas como esses jamais voltem a acontecer, sim porque a despesa com a folha de pagamento da Prefeitura (e aqui estou falando de gastos com efetivos e comissionados) é uma bomba relógio armada, que vai explodir mais cedo ou mais tarde se nenhum gestor tomar as medidas impopulares que o caso requer.

Findando a prosa, me indagaram: “e o povo, como é que fica no meio dessa discussão toda?”. Bem, aparentemente, na população ninguém começou a pensar ainda. Por enquanto, sindicatos e Prefeitura estão procurando é se garantir.

Comentários são bem vindos. Até semana que vem!

17 comentários:

Anônimo disse...

Analisando o quadro descrito só posso chegar a uma conclusão: Falta compreensão por parte do funcionalismo, pois o momento é muito delicado para o município de Araucária. Com planejamento tudo isso será superado, e as finanças do município voltarão ao normal. O momento é de calma e serenidade. É o momento em que o servidor demonstrará se pensa em si mesmo ou no bem da coletividade que lhe paga o salário.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário. É hora de tanto o prefeito, como o funcionalismo mostrarem seu desprendimento em prol da cidade.

Anônimo disse...

Corre se muito atras dos direitos mas e os deveres?Muitos funcionarios antigos nao aceitam inovaçoes vinda de pessoas em estagio probatorio.Falou se ali em cima da limpa de terreno e da grama como ex,pois é eu sou do tempo de araucaria q cada um cuidava da sua frente da sua grama e nao dependia enclusivamente da pma para cortar a grama ou mato de sua frente

Anônimo disse...

Finalmente uma postagem bem coerente. O funcionalismo publico poderia sim ter calma, se o prefeito dialoga-se conosco, mas ele não faz. Pelo contrário desde o inicio nos atacou, inventou mentiras, foi em rede de TV nos atacar, mandou aquela carta deixando os que estão em estágio probratório com receio, medo, agoniado, não soube conversar com quem ele mais precisava conversar na época. Agora assuma as consequências. Pela primeira vez (tratando do assunto Olizandro x funcionalismo) venho dizer a vc Waldiclei Parabéns pela Post. Muito coerente.

Anônimo disse...

O comentario acima deve ser de um funcionário que se sente agredido e desprestigiado. E de fato os servidores públicos tem sofrido muito por este Brasil afora, mas convenhamos que em Araucária eles tem sido bem aquinhoados. O problema é o excesso de gente, e políticas errôneas acumuladas.A hora é de paciência e um voto de confiança na atual administração. Não é hora de radicalismos.

Anônimo disse...

Me desculpe mas paciência tem limites, acho que já dava tempo de por a casa em dia sim e valorizar o funcionário CONCURSADO pq até então o que se vê é a valorização de Ccs, a revolta é grande pq até o momento não foi exposto a situação da prefeitura pq ao meu entender se ela está mal mesmo, pq ainda admite-se funcionários Ccs, se não tem dinheiro para pagar funcionário não tem nem pra cc, é uma vergonha pq enquanto outras prefeituras que não tem a mesma arrecadação de Araucária estão fazendo muito por seus munícipes buscando ajuda do governo federal fazendo projetos e parcerias com empresas locais será que Araucária não tem gente competente pra correr atrás disso ou será que cada um está pensando em si mesmo e fazer um pé de meia antes que a mamata termine pq andando pelas ruas da cidade parece que estamos em Marte de tanto buraco que tem e não se vê crescimento nenhum, ao invés de progredir estamos regredindo no tempo, e outra coisa que acho ridículo é muitas secretarias terem como diretores pessoas inexperientes sem a mínima condição de assumirem cargos maiores pq não sabem nem conversarem com seus colegas e estão olhando para interesses próprias esquecendo que quando o prefeito cair eles caem juntos e ai voltarão a ser o que eram antes e não lembram que estão lá somente por política isso deveria acabar, cargos maiores deveria ter algum requisito fundamental e não somente puxa-saquismo....fica o desabafo de um funcionário CONCURSADO revoltado com a situação

Anônimo disse...

E a parte que voce fala que pensamos somente em nossos interesses, te convido a passar um dia junto aos trabalhadores do NIS, PAI, postos de saude, secretarias, seria interessante vcs irem ate os locais e ver o trabalho que vem sendo realizado e que condiçoes os trabalhadores tem para realiza-lo. Sobre sua opinião sobre o sindicato, deve ser pura magoa, porque agora sim atuaram como devem, com imparcialidade, lutando pelos direitos de todos, e não desta ou daquela categoria profissional,e sem olhar lado politico, pensando sim nos profissionais sindicalizados, que se igual a vc são funcionarios publicos, batem cartao, e independente de governo so quer o que merece seus direitos, condiçoes para atender a população e .....respeito.

Anônimo disse...

Acredito que o revoltado acima deve ser aquele tipo de servidor que nada faz para o bem do município, ele deve simplesmente pensar no seu bolso e não esta nem ai para a cidade. O que precisaria acabar neste país é a tal da estabilidade de emprego no poder publico, pois após o tal estagio probatório muitos daqueles que se gabam de terem entrado no serviço publico através do concurso viram os mais nocegos e acabam por prejudicar ao invés de ajudar. O que precisamos na verdade é reduzir o numero de funcionários, pois em um município que tem 120.000 habitantes e possue em torno de 5.000 funcionários efetivos isto da em torno de 25 habitante por funcionário, pois então senhores concursados quando um cidadão procurar o serviço publico vocês deveriam lhe estender um tapete vermelho para ele pois é este cidadão que ajuda a pagar os seus vultuosos salários, então ao ives de vocês reclamarem tanto ve se fazem jus aos seus salários. E aquele que não estiver satisfeito que peça a conta e vá trabalhar na iniciativa privada. Ve se criam vergonha na cara cambada e vão trabalhar.

Anônimo disse...

Quem tem muita politica nas palavras cospe contra o sistema de concursos, pois o que seria dos pobres servidores se não tivessem estabilidade?... o serviço publico é um direito de todo o cidadão e para entrar, deve estar habilitado através de preparação. muito não conseguem entrar devido o sistema não aceitar negociatas, como na politica nacional.

Anônimo disse...

Nao sei se é pra mim ou se serve me a carapusa pq tbrm critiquei alguns funcionarios de carreira.Mas la vai mais argumentos.claro q a maioria cumpre com o seu papel,mas estou me referindo um algo a mais que analiso ao meditar todo dia em minha casa.Ex reciclar lixo,usar menos ou ate acabar com o consumo de copinhos plasticos e diminuir o descarte de comida ao lixo.Dai vao dizer tem coisa mais importante,sempre tera!!!Mas estamos falando em alimento,meio ambiente ou vc come somente papel e burogracia ?

Anônimo disse...

O do comentario 21:51, nao da para manifestar opinião neste blog mesmo, e parece que realmente querem criar este estigma de que concursado, estabalidade, é uma grande vantagem. Eu preferiria ter fgts e inss, e não viver com medo de mecherem no nosso fundo de previdencia e se eu resolve sair da prefeitura, ter direito a um acerto...que os ccs tem? Sinceramente ao contrario do que voce falou eu não penso somente em minha carreira ou salario, se assim o fosse nao teria convidado o autor, agora convido vc também, a conhecer o trabalho do servidor publico concursado. Esta relaçao funcionario por habitante, acho que é equivocada, levando em consideração que faltam profissionais em diversas areas, e talvez esteja correta porque ja em outros tem demais. E tipo eu fazer o comparativo da distribuiçao da renda de araucaria por habitante(a distribuiçao é igual?, os impostos são os mesmos?. Não bate. Porque? Assim como distribuição da renda esta errada, os serviços estão de mal a pior, por ter concentrado em locais gente demais, e ja em outros os profissionais e condiçoes de trabalho não sao suficientes. Sem essa magoa politica de sempre, e bandeira eu sou cc e ninguem me tira do teu comentario, vc sinceramente acha que o serviço de saude de araucaria esta bom? A culpa é dos funcionarios? O NIS esta suacateado por culpa dos funcionarios? E culpa dos funcionarios a fila de espera nos grandes postos da cidade? Não estou discutindo a ação individual dos funcionarios agora, e sim a logistica de uma empresa que tem um orçamento gigantesco, mas que utiliza mal os recursos, e vc e eu estamos discutindo o que? -Uma mesma Araucaria para todos, ou a sua Araucaria? Acho que a verdadeira origem do problema esta longe de ser resolvido.

Anônimo disse...

O Olizandro já difamou os funcionários dizendo que são marajás e convocou até entrevista com a RPC, isso é uma forma de negociar? existem funcionários que ganham muito bem, mas que incorporou gratificações nos salários dos funcionários foi o Olizandro quando implantou o PCCV, e convido a olharem os salários dos Aux adm, atendentes infantis, motoristas, e outras categorias, pois é fácil olhar os maiores salários e generalizar, dizer que todos ganham fortunas. E quanto a quantidade de funcionários, imaginem o prefeito prometeu 5000 novas vagas nas creches, como vai conseguir sem contratar funcionários, prometeu também aumentar a segurança, como sem contratar guardas, postos de saúde sem funcionários?

Anônimo disse...

Não existe alternativa para o prefeito, senão: Diminuir o numero de funcionários para cumprir a lei de responsabilidade fiscal, ou melhorar em muito a gestão administrativa. Está na hora de mexer nos secretários inoperantes.

Anônimo disse...

Meu amigo, multiplica, c1 x 8000,00, isto arredondando, mais o custo com fgts, e demais encargos, agora pense que tem de c1 a c5, e calcule que só uns 10 por cento do total destes realmente são necessarios para o serviço publico, e ainda some alugueis pagos a locações desnecessarias, mais as tais comisssoes disto e daquilo, poderia citar todas elas, mas fica por isto. E temos ainda como o amigo da 9:04 disse, secretarios, ou secretarias inoperantes, desnecessarias, perdidas, so para gastar o dinheiro do povo. Acho que diminuiria uns porcentosss, e daria para parar com essa choração e dar aumento para os funcionarios, e fazer com que as coisas funcionassem bem melhor que a gestao anterior, que foi horrivel, bem melhor que a anterior que fori pior. Porque? Se tivessem sido bons prefeitos teriam se reelegido.

Anônimo disse...

Não haverá greve, pois antes disso o TSE irá caçar o mandato do Olizandro e esse jornal, assim como esse jornalista, serão as viúvas copiosas, pois o mestre da falácia administrativa será varrido pela justiça. Essa é a verdade, o resto? O resto é o que esse jornal publica ...

Anônimo disse...

Serio comentario anonimo 26/08 20:20h!!!!
Vc tem bola de cristal? É uma das viuvas do ex mito ou do grupo do empresario ?Cuidado a frustração pode ser grande!!!!
Sim o terceiro colocado poderia ter ganho e nada dessa bagunça,mas nao aconteceu.Ele poderia ter ganho se os 10000 nulos,brancos e os covadoes q nao foram votar votassem nele!!!

Anônimo disse...

Prezado anonimozinho, o Zezé não é ficha suja, para seu desgosto, viuvinha

Postar um comentário