On terça-feira, 3 de setembro de 2013 21 comentários

Quem para para pensar Araucária por alguns minutos não tem dificuldades para entender as razões que não fazem desta cidade a maravilha que ela deveria ser quando levamos em conta a quantidade de dinheiro que passa pelos cofres públicos da Prefeitura. Este município é uma verdadeira ilha da fantasia, prestes a ser engolida pelo oceano do descaso de quem o governou nos últimos vinte e poucos anos.

Nos últimos dias, por exemplo, tive que interromper o aplauso que dedicava a uma ação da Prefeitura quando soube que ela recuou da decisão de suspender a integração do transporte coletivo com o município de Contenda, que custa aos cofres municipais algo em torno de R$ 3 milhões por ano. Com todo respeito que tenho a população contendense, mas é um descalabro que o contribuinte araucariense tenha que bancar esta integração. Olizandro foi frouxo ao prorrogar esse “convênio” que possibilita que os passageiros peguem o coletivo em Contenda, desembarquem na rodoviária central de Araucária e possam ir a Curitiba pagando somente uma passagem. Afinal, o prefeito local não foi eleito para defender os interesses da cidade vizinha e sim do cidadão araucariense. Essa integração que sangra somente os nossos cofres já não se justificaria em tempos de vacas gordas, imagine agora que a vaca anda magrinha.

O desalento só aumenta quando paramos para pensar que o episódio envolvendo o transporte coletivo com Contenda não é o único da nossa ilha da fantasia. Vejam, por exemplo, a recente informação de que uma lei da década de 1980 isentava do pagamento de ISS as permissionárias de ônibus de Araucária. Um verdadeiro absurdo! Afinal, porque conceder tal privilégio a essas empresas se sempre pagamos pela tarifa o mesmo valor de Curitiba, onde não há tal benesse? Sei não, mas só acordos nada republicanos me parecem explicar essa condescendência.

Outra situação esdrúxula é o valor que pagamos a uma dessas empresas do transporte coletivo para gerenciar somente a linha que leva os passageiros residentes na região do Campina da Barra até o bairro Pinheirinho, em Curitiba. Ao longo dos anos, esse itinerário beneficiou o proprietário da empresa, lesou os cofres municipais e tirou do comércio central de Araucária milhares e milhares de consumidores, que preferem pegar o ônibus em questão e ir comprar nos estabelecimentos da Winston Churchill simplesmente por uma questão de agilidade e não de preço: é mais rápido ir à Curitiba pegando o Tupy/Pinheirinho do que vir à Araucária.

Essa ilha da fantasia chamada Araucária também se materializa quando vemos outras aberrações praticadas nos mais diversos setores. Na área da Saúde, por exemplo, temos três pronto atendimento 24 horas e mais um Hospital Municipal e mesmo assim as pessoas reclamam, com razão, da demora no atendimento. Considerando o tamanho da nossa população, não precisaríamos de três 24 horas. Precisaríamos somente de um que funcionasse direito. Mas para decidir pelo fechamento de dois e a estruturação decente de um com a devida interligação com o HMA não se pode ser covarde, não se pode pensar em pequenos conchavos, seja com fornecedores ou com funcionários, é preciso olhar para aquele que é o motivo da existência do Estado: a população.

Ainda nesta linha não há como deixarmos de falar da Educação, o grande calcanhar de Aquiles de nossa cidade (e do país). Hoje, Araucária gasta muito e mal neste setor. Precisaríamos revolucionar o modo como a área é administrada e para tanto, de novo, não podemos nos acovardar, se intimidar com vaias, moções, protestos e coisas do gênero. Já passou da hora do gestor implantar a meritocracia em nossas escolas. Já passou da hora de enquadrarmos o magistério municipal de modo a valorizarmos os bons profissionais e botarmos na rua os maus, pois o dinheiro público não é “bolsa incompetência” para sustentar uma razoável quantidade de desqualificados que existem hoje na nossa rede de ensino. Para tanto, a ilha da fantasia chamada Araucária precisa acabar com a aberração do tal do dia sem vínculo (o dia de não vir), encontrar uma forma de devolver ao Governo do Estado a manutenção do ensino de sexta à nona série, para que possamos dar a atenção devida à qualidade da educação oferecida nas séries iniciais e assim por diante.

Impossível também não falar de outro exemplo cabal de que esta cidade é uma verdadeira ilha da fantasia: o excesso de cargos em comissão tanto na Prefeitura como na Câmara. É inadmissível que uma cidade de cento e poucos mil habitantes tenha trezentos e tantos CCs de livre nomeação do prefeito, cuja maioria - admitamos - é dispensável do ponto de vista operacional. Pior ainda é a situação do Legislativo, onde cada vereador tem quase uma dezena de assessores, recebendo altos salários e fazendo quase ou absolutamente nada para que este município seja melhor para as futuras gerações do que é hoje.

Até uma próxima. Comentários identificados são bem vindos. Boa semana a todos!

21 comentários:

Anônimo disse...

Corcordo,muita barbaridade!Pensemos o q é araucaria frente a ponta grossa,cascavel e outras do pr.Anos e anos os politicos locais realizando a politicalha de sempre.
Nao menos importante mas tbrm a populaçao é uma coisa de loco!Jogando cachorro na rua,arrebentando calçada!Qdo um cidadao vai fazer uma obra,materiais todos na calçada do pedestre,ve se existe isso no centro de curitiba???Claro tudo isso nao menos importante q os politicos locais mas tbrm situaçoes q contribuem para araucaria ser essa m... de sempre!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela análise coerente. É exatamente isso aí. Valdiclei, sugiro que voce converse quando tiver oportunidade, com o ex prefeito Rogerio Kampa e verá como Araucaria poderia ser hoje se não tivessem destruido o planejamento da época.

Anônimo disse...

Começou a adm daquele ex mito e Araucaria começou a se deteriorar.2 prefeitos bons(rogerio e rizio) o resto é lixo,ou foi, pq esse nao terminou!!!

Anônimo disse...

Parabens pelo texto Valdiclei, esta e a verdade que todo Araucariense aqui nascido acredita e concorda, muitos dos fatos que foi citado tem como culpado moradores importados como currais eleitorais (Invasoes)cabe ao senhor Olizandro refletir sobre isto e mudar o rumo das coisas para o bem da cidade, basta de politicalha de vereador colocando cabresto no prefeito ou vice-versa, sem isto nunca sairemos da mesmice.

Anônimo disse...

Os caras exaltam o Rogério Kampa, mas pelo que eu me lembre, e lembro bem, pois trabalho na PMA desde 1987, foi ele que fez estes grupos que estão aí até hoje. Se a população quisesse acabar com o descaso teria reelegido o Rízio, que foi o único a interromper um processo de descaso deste município. Mas não, voltaram a votar no grupelho que está aí de novo e até hoje.
Digo que foi o Rogério pois foi ele que lançou o zezé e que era apoiado por um grupelho de pessoas mal intencionadas, tipo olizandro que foi eleito vereador na mesma época e desde então nunca fez nada além de conchavos.
Entao vejam Rogério fez Zezé, Zezé fez Edvino, Edvino não fez porque perderam para o Rizio, Rizio não se reelegeu pois a população não se importa, e quem deveria se importar, como este blogueiro e este jornal estavam do lado do Zezé, Zezé ganhou do Rizio, Zezé fez Olizandro, Olizandro traiu o zezé, Zezé ganhou do Olizandro, Olizandro venceu a eleição com apenas 1/3 dos votos, então ele representa somente aqueles que venderam seu voto a ele.....

Anônimo disse...

Até que enfim, Waldiclei um texto que se preze, e isto que esperamos de vc, de vcs. Pela primeira vez, ao inves da replica, vai um parabéns.

Anônimo disse...

Falem o que quiserem, mas ninguém fez mais por Araucaria que o Rogerio Kampa. Basta comparar as obras verso arrecadação por período. E lembrem que ele pegou a prefeitura falida, funcionários sem receber há meses. Basta ter memória. Infelizmente cometeu o maior erro político criando o nefasto ZEZE. O Olizandro precisa se espelhar em quem foi bom, e pode fazer muito mais.

Anônimo disse...

Finalmente um texto decente neste blog

Anônimo disse...

Analisando os diversos comentários, quero como morador antigo e nascido em Araucária, parabenizar o autor do comentário que fala do Ex prefeito Rogerio. Sem dúvida foi o melhor prefeito até hoje, mas também o mais injustiçado.Quem dera pudessemos tê-lo de novo, neste momento de crise da PMA.

Anônimo disse...

A Secretaria de Planejamento só foi criada na gestão do Zezé, antes disso o planejamento de Araucária era o que estava na cabeça do prefeito, Olizandro inauguraou a Secretaria de Planejamento com cabeças de bagre, pois para na sua cabeçaele é o melhor deo todos ... pobre coitado

Anônimo disse...

Todos HIPÓCRITAS! quem deveria fazer, quem deveria fiscalizar, quem deveria trabalhar, quem deveria denunciar, quem deveria investigar. TODOS HIPÓCRITAS ! fingem que governam, fingem que se preocupam com o cidadão, fingem que fiscalizam, fingem que denunciam, fingem que julgam, fingem que condenam, fingem que se importam, fingem que ficam indignados mas enfiam suas indignações no rabo e calam o que todos sabem. LADRÕES FINGIDORES!

Anônimo disse...

Texto verdadeiro...

Araucária precisa de novas lideranças, com nova mentalidade...

Sinceramente Waldiclei, por tudo que você fala, seria um ótimo candidato...Se tiver atitude seria a verdadeira mudança!

Meu voto já teria!

Luiz Fernandes

Anônimo disse...

Aff, de onde saiu esse bando de puxa saco do Rogério Kampa, o povo sem ter o que fazer mesmo ou deve ser a mesma pessoa. Lembro-me muito bem do Rogério Kampa e o enterro de pedras no lugar do defunto, que já estava longe gastando o dinheiro do seguro de vida...

Anônimo disse...

Pois então não lembra-se de nada!!!!! O MORTO VIVO foi uma traição do grupo que ele ajudou a entrar no poder e que estão até hoje aí!!!! VAI ESTUDAR UM POUCO A HISTÓRIA VERDADEIRA!!!!!

Anônimo disse...

anonimo de 06/09 as 17:45 realmente aconteceu,mas vc limpe a boca ao falar do melhor prefeito q araucaria ja teve.Isso foi cilada de um grupo,liderado pelo ex mito o qual rogerio fez td por ele e seu ze foi o primeiro trairao da historia de araucaria.Acha impossivel?Veja o q é Jose hj o q ele representa quantas empresas faliu.Na verdade esse carinha foi um demonioo na nossa historia recente de araucaria,acabou com seus amigos do passdo e tbem com araucaria

Anônimo disse...

Ao anonimo do 16:55, sem dúvida foi uma traição historica, qual cidadão de bem acreditaria que o Prefeito jogaria toda a sua boa administração no lixo por um valor de seguro infimo cujo valor acabaria em três meses, a grande verdade e que Rogerio não queria apoiar o Getulio seu vice e preferiu apoiar o Zeze, a historia todos já sabem.

Anônimo disse...

Se o Rogério não estive envolvido na fraude do seguro de vida, ele não teria assinado o atestado de óbito ou atestado de bandido. Mas com certeza esta pessoa que está a defender com unhas e dentes , deve ter ajudado no esquema para saber tento sobre o assunto.

Anônimo disse...

Como dizem morto não fala, mas com qual finalidade sempre aparece alguém aqui para falar do Rogério Kampa, ele não é atualmente prefeito, não é atualmente vereador, não mora mais aqui, sumiu da cidade a mais de 20 anos por causa de escândalos, fraudes, formação de quadrilha e outros termos. Mas fica aqui a dica esqueçam ele, pensem nele como uma pessoa que morreu e foi enterrada, mas que na verdade continua viva e escondida gastando dinheiro sujo.

Rogerio Kampa disse...

Engraçado o que falam sem o devido conhecimento. Nunca me escondi, nem fugi. Apenas fui obrigado a trabalhar longe da influência nefasta do grupo político que mandava na cidade e que me prejudicou profissionalmente. Me submeti ao julgamento da justiça e do Conselho Regional de Medicina, e fui inocentado de tudo. Fui investigado em todas as minhas ações administrativas e nunca encontraram nada que denegrisse a minha imagem como administrador. Continuo trabalhando como sempre trabalhei, e peço aos que tecem comentários sobre a minha pessoa que primeiro procurem se informar corretamente. Caso queiram tirar dúvidas, me procurem. Não tenho nada a temer e muito menos esconder.Tenho a consciência tranquila sobre todos os meus atos.
Tenho como lema de vida atender o próximo, sem ligar para status ou posições sociais. Deus tem me abençoado grandemente, e a Êle sou grato.

Anônimo disse...

Dr. Rogerio Kampa!
O senhor foi um grande prefeito,o melhor q araucaria ja viu.O sr.ainda é muito amado aqui em araucaria e nao li para esses comentarios babacas q querem denigrir sua imagem.Hj na atualidade esta sendo provado quem esta errado!!!A galera da decada de 80 da pma te adora!!!

Anônimo disse...

Acho que a solução para o problema de saúde em Araucaria é trazer o Dr. Rogerio para ser o secretário de saúde.

Postar um comentário